Neat Acoustics Iota Alpha – Mais uma fantástica review da lite-magazin.de
Neat Acoustics Iota Alpha review
Tendo já arrebatado corações audiófilos no Mundo inteiro as Iota Alpha são a prova viva que o tamanho da coluna não implica os melhores resultados. Com efeito são colunas que apreciam uma boa dose de corrente e elas gostam, se gostam….
As Iota Alpha já ganharam inúmeros prémios, nomeadamente o estar entre os produtos galardoados com o prémio Diapason D`Or
Desta feita convidamo-lo a ler o ultimo teste publicado ne revista lite-magazin no seguinte link https://www.lite-magazin.de/2017/02/neat-iota-alpha-der-wohl-kleinste-standlautsprecher-der-welt/
Como o teste está em alemão transcrevemos o teste aqui em Português via Google que nem sempre corre bem….pode ler abaixo.
Poderá ainda conhecer as nossas promoções em torno deste produto clicando AQUI
“Nunca vimos um alto-falante de chão assim: dez cantos, um bisel – e um tamanho de apenas 45 centímetros. Voilá: o Iota Alpha de Neat. Após o primeiro espanto com a estética, surge a pergunta sobre a acústica: Como soa esse extraordinário transdutor de som?
Com suas pequenas dimensões, o Iota Alpha se encaixa perfeitamente em espaços menores.
Isso só pode ser um inglês. Os britânicos são considerados pensadores laterais no continente com tendência para soluções idiossincráticas, e agora a pequena fabricante de alto-falantes Neat Acoustics é claramente chamada a consolidar essa reputação. A Neat está sediada em Teesdale, nesta parte do nordeste da ilha, os fundadores da empresa Bob Surgeoner e Paul Ryder buscam sua abordagem alternativa de construção de caixas com uma pequena equipe: Enquanto a maioria da indústria desenvolve seus transdutores usando parâmetros geralmente aceitos na prancheta, Neat- Alto-falantes, especialmente na prática, no decorrer de inúmeras sessões de audição com uma grande variedade de estilos musicais. Tanto Surgeoner quanto Ryder conhecem não apenas o lado técnico-acústico, mas também o lado artístico da música: Você está no palco como instrumentista há décadas – e deseja trazer essa sensação única que a música ao vivo desencadeia em sua sala de estar. Neat quer construir os alto-falantes mais musicais do mundo. Esta é uma grande reivindicação, que no Neat leva a alto-falantes muito pequenos. Há cinco anos, Neat desenvolveu um monitor chamado “Iota” – em outras palavras, “algo muito pequeno”. Funciona de forma puramente geométrica, o Iota tem 13 por 20 por 16 centímetros, uma economia absoluta de espaço na prateleira ou na mesa. Acusticamente, entretanto, essa coisa minúscula joga bem além de seu tamanho. Uma caixa extremamente pequena com um som relativamente grande, além do design horizontal incomum em que um tweeter de fita ágil toca ao lado de um mid-woofer – o conceito foi convincente, o iota se tornou um modelo de sucesso. Este incentivo encorajou Neat a desenvolver ainda mais o alto-falante compacto Iota no alto-falante de chão Iota Alpha.
O espectro completo: O Neat Iota Alpha está disponível em branco, carvalho claro, nogueira e freixo preto.
Transformação incrível
Para a maioria das marcas de áudio, desenvolver um modelo maior é uma adição nada espetacular ao portfólio. Na Neat, por outro lado, a transformação causa espanto. Todos esperariam a verticalização da seção de alto-falantes, ou seja, uma sequência de tweeter-midrange-woofer, e isso, por favor, em uma caixa realmente completa. Mas o que os britânicos estão fazendo? Você cria o que provavelmente é o menor alto-falante de chão do mundo, mantendo o formato de paisagem do alto-falante. O Iota Alpha nem chega aos nossos joelhos. Todos os outros fabricantes consideram isso uma caixa compacta. Além do pequeno tamanho de 45 centímetros, há uma profundidade de 20 centímetros e uma largura de 16 centímetros, portanto, o Alpha assume duas dimensões do Iota original. E a relação não pode ser reconhecida apenas a partir destes dados: Toda a parte superior do alto-falante de chão parece uma versão chanfrada do Iota, a frente em ângulo deve fornecer uma imagem de som espaçosa, apesar da baixa altura dos alto-falantes. Além disso, a mesma linha é usada como com o pequeno Iota: um alto-falante cônico de 100 milímetros cuida dos médios, mas também alguns dos graves, e um tweeter EMIT é usado para os agudos. Este é um magnetostato que costuma ser chamado de “tweeter de fita”, mas normalmente não são fitas que vibram aqui, mas um filme superfino com trilhas condutoras passando por ele. O delicado filme fica entre poderosos ímãs, é atraído ou repelido, ou seja, movido, assim que o sinal musical na forma de corrente elétrica flui através de suas trilhas condutoras. É um princípio de conversão de som extremamente filigranado, portanto, pode ser muito sensível. Como resultado, um magnetostato converte o som de forma extremamente rápida, mesmo em faixas de alta frequência, o que resulta em uma reprodução clara, fresca e aberta. É por isso que esses radiadores de superfície são muito populares.
Ele é o responsável pelos agudos nítidos: O tweeter EMIT é um magnetostato com uma membrana de folha metálica.
Tanto para a unidade de alto-falante superior, que é assumida do monitor Iota. Com a metamorfose para o alto-falante de chão, esta caixa cresceu e se tornou um ponto fraco: o Iota Alpha tem um segundo volume de caixa para o alto-falante de baixo adicional. Alto-falante baixo? Se você não localizar imediatamente, não precisa ir ao oculista, basta olhar embaixo da caixa: é onde está localizado um woofer de 134 milímetros, que irradia para o solo quando está normalmente montado. Com sua radiação sonora, esse chamado “princípio downfire” garante uma radiação muito uniforme dos graves, mas também estimula o solo. Este efeito é preferido para subwoofers na área de home theater, mas caixas de alta fidelidade de alta classe também fazem uso desse princípio. A direção inferior do woofer também é a razão do alto, pontas de altíssima qualidade fornecidas pela Neat. Eles são parte integrante da caixa, e a distância precisamente definida ao solo influencia as propriedades do baixo do Neat Iota Alpha. A segunda forma mais comum de afinação aqui é usar a afinação de reflexo de graves. Neat também usa esse meio ao máximo, o orifício na parte de trás com o tubo bass reflex conectado nos diz que o Iota Alpha também aumentou sua resposta de graves.
O segredo do poder de graves: o woofer do Neat Iota Alpha está embutido na parte inferior da caixa e irradia para o chão. Este chamado “princípio downfire” garante graves fortes.
Aparência excepcional
Todas estas razões técnico-acústicas e a história de origem explicam o aspecto extremamente invulgar desta coluna: A Neat Iota Alpha é única na construção de colunas internacionais. O design é discutido de forma controversa, nem todo mundo pensa em um alto-falante quando se trata deste formato. No entanto, deve haver um acordo quanto à história do design: o design lembra o estilo de móveis dos anos 1980 devido às muitas arestas, essa impressão é sublinhada pelo folheado de madeira de nosso modelo de teste: a cinza negra era muito popular na época. Se você não sucumbir a este charme retrô, você pode obter o Neat Iota Alpha em versões alternativas. Carvalho claro ou nogueira são, sem dúvida, um pouco mais voltados para a aparência de madeira, e em branco o alto-falante também se harmoniza com as comodidades modernas. A qualidade do acabamento permanece a mesma, independentemente do disfarce. A caixa é fabricada na perfeição, tudo se encaixa perfeitamente, o verniz é de alta qualidade e os terminais também são muito sólidos: dois receptáculos de metal folheado a ouro permitem que um par de cabos seja conectado via terminal de cabo e bananas, e a conexão também é bem-sucedida apesar do tamanho pequeno dos terminais uma fita espessa com vários fios.
Muito sólido: os terminais do Neat Iota Alpha são feitos inteiramente de metal e banhados a ouro.
Configuração: para onde o tweeter está apontando?
Antes de o Neat Iota Alpha ser configurado – mesmo para uma breve primeira impressão – o seguinte se aplica: primeiro aparafuse os espigões. Os espinhos fornecidos não só garantem a distância necessária do som ao solo, mas também evitam que o alto-falante de graves, que se projeta ligeiramente da parte inferior da caixa, sofra danos mecânicos. Agora você pode colocar o Iota Alpha no chão – e o mais tardar agora, até o último cético descobrirá o significado de seu bisel extraordinário. Soar o shin simplesmente não é a tarefa original de um alto-falante de áudio. Somente quando a frente de som está inclinada é que a desejada e ampla reprodução de som é possível para todos que não ouvem música de pernas cruzadas no chão. Como os tweeters e alto-falantes de médio porte ficam próximos um do outro no defletor inclinado, Sempre há uma caixa esquerda e uma direita com o Neat Iota Alpha para ter um par simétrico de espelho. Mas qual caixa vai para onde? Acontece rapidamente que o melhor resultado em termos de espaço é alcançado quando o tweeter aponta para fora. Toda a estrutura deixou uma impressão duradoura: nunca foi tão fácil instalar um alto-falante de chão. O Neat Iota Alpha é um peso mosca absoluto nesta liga com três quilos. Mas também no que diz respeito ao tamanho correto e coerência espacial da reprodução, a instalação foi corrigida. Ok, nós subestimamos o Iota Alpha no início e movemos os dois minúsculos um pouco mais perto. Mas fomos rapidamente convertidos a partir disso, finalmente conseguimos as caixas a uma distância de 2, Colocado 16 metros – essa é a distância de alto-falantes de chão de tamanho normal. O pequeno Iota Alpha consegue mesmo ficar homogéneo aqui e não deixar que surja qualquer quebra na imagem sonora. Para fazer isso, apenas inclinamos a caixa levemente – é isso! Isso já é um resultado positivo.
A versão branca do Iota Alpha se harmoniza com um ambiente moderno e elegante.
Incrivelmente adulto: o Neat Iota Alpha no teste de som
Começamos o teste com um grande mestre da música americana: o guitarrista e cantor James Blood Ulmer representa um blues de rock terrestre com muito sentimento e grande intensidade, o que é especialmente verdadeiro em uma gravação ao vivo. A atuação de Ulmer em “Crying” dá ao Iota Alpha a oportunidade de brilhar. Se a guitarra ainda soa contida – o que na verdade é no começo – a bateria está presente e precisa na sala de audição com os primeiros toques. Opa, essa é a primeira surpresa! E logo em seguida vem o segundo: Esta pequena caixa com seus pequenos alto-falantes oferece um baixo redondo com um bom aumento. É extremamente surpreendente que fundação madura o Neat Iota Alpha estabelece, que som completo ele cria – nós realmente não teríamos pensado que a caixa pudesse fazer isso! É claro que tudo tem seus limites, a física não pode ser enganada, orgias de graves profundos não são a competência central do Iota Alpha. Mas se você apenas ouvir esta caixa e não vê-la, você perderá qualquer aposta em seu tamanho – nós apostamos isso. Isso é ideal para salas menores; o ultra-compacto Iota Alpha é perfeito para essas situações de vida. Estávamos preocupados que o design do alto-falante fosse prejudicial à homogeneidade do som, afinal o woofer baixo irradia para baixo, enquanto o baixo-médio e o tweeter soam diagonalmente para cima. O teste de audição dá tudo certo: o trio de motoristas atua absolutamente como uma unidade. O tweeter prova ser o primus inter pares: o transdutor de som em folha garante uma frescura esplêndida e oferece uma riqueza de detalhes muito bonita. Notamos isso primeiro com a bateria: descobrimos toda a sutileza do chimbal, mas também as sutilezas lúdicas dos outros pratos. Em conjunto com o woofer de gama média, o magnetostato oferece precisão de primeira classe e dinâmica rica. Essas vantagens da conversão de som, é claro, não são reservadas para a bateria: se você deixar seu ouvido vagar da bateria para a guitarra elétrica, que agora está totalmente aumentada, você pode ouvir todo o prateado das cordas de aço e o canto dos tons individuais amplificados por válvula. A jornada acústica de descoberta se estende de instrumento a instrumento e de instrumentista a cantor – o Iota Alpha também administra muito bem o escalonamento dos eventos do palco, assim como a reprodução do ambiente do palco. Experimentamos a atmosfera de show no Bayerischer Hof, em que a performance do grande mestre do blues foi gravada – e essa experiência ao vivo é o objetivo declarado do Neat. Isso funciona com vários ramos do pop, e o Iota Alpha também se diverte com música séria: O Iota Alpha consegue representar a orquestra, uma das tarefas mais complicadas, e gostamos ainda mais com clássicos da música de câmara, aqui também a caixa é bem-sucedida uma reprodução musical detalhada.
Pouco mais alto do que uma tábua baixa: o Iota Alpha é ideal se a sala de estar não for dominada por colunas de som altas.
Em comparação com um alto-falante de chão significativamente maior e mais volumoso – ou seja, em comparação com maçãs com peras – duas coisas se destacam: O Neat Iota Alpha oferece uma imagem ligeiramente reduzida com a mesma configuração – sem compressão, ou seja, sem compressão, mas realmente uma pequena redução. Isso é ótimo! Por quê? Isso explica a seguinte comparação com uma grande tela plana em uma sala pequena: Uma diagonal enorme não adianta você se sentar muito perto dela, pelo contrário, fica com a impressão de que as relações não se encaixam. Com uma diagonal menor, por outro lado, a imagem parece muito mais coerente, embora você obtenha exatamente o mesmo conteúdo. Este efeito torna o Neat Iota Alpha um especialista para salas de estar,
Agora a segunda anormalidade: o Iota Alpha é poderoso, ele pode distribuir corretamente, mas também quer ser aplaudido de acordo – em outras palavras: ele precisa de um pouco mais de entrada. Este alto-falante gosta de um impulso forte, ou seja, um amplificador um pouco mais poderoso. Temos o Krell Vanguard como um agregadoconectada, uma usina de energia que fornece colossais 400 watts aos 4 ohms do Iota Alpha, mas também à Yamaha A-S2100 de 160 watts, que também é muito potente. Em ambos os casos, chegamos ao mesmo resultado: o Iota Alpha pode acompanhar de forma brilhante, afinal, podemos sentir claramente a estimulação do solo pelo woofer em nossos pés. Aqui ficamos maravilhados mais uma vez e pela última vez: apesar de seu pequeno volume de carcaça e sua pequena superfície de membrana, o Iota Alpha também tem um desempenho extraordinário em termos de estabilidade de nível.
Design extraordinário: o Iota Alpha com seu defletor inclinado é uma exceção.
Conclusão
Não poderia ser mais extraordinário: o mundo provavelmente nunca viu um alto-falante de chão menor do que o Neat Iota Alpha, que mal chega aos joelhos, e por mais incomuns que sejam as dimensões, o design desta caixa é tão pouco convencional. Além dessa aparência notável, o Iota Alpha é um alto-falante de chão ultracompacto que toca significativamente mais alto do que seu volume sugere. Com esta caixa, as orelhas vão dizer a mentira – e isso torna o Iota Alpha um candidato ideal para espaços menores.
Teste e texto:
Fotos de Volker Frech : www.lite-magazin.de , imagens do fabricante
Classe: classe alta
Relação preço / desempenho: apropriado
