A Laiv é uma marca recém lançada no mercado Mundial que tem dado que falar. Apesar de ser uma marca recente os cérebros por detrás da marca fizeram parte de alguns dos produtos Denafrips.
Com o Know-how que possuíam deitaram as mãos à obra e criaram um dos produtos que mais se fala actualmente, o Harmony R2R DAC.
Este DAC não é apenas mais um R2R no mercado, possuindo uma construção unificada através de um chassis uni-peça esculpido em CNC. Possui elementos no seu interior que é de cair o queixo, começando pelos módulos R2R encapsulados fazendo lembrar as criações mais esotéricas dos DAC`s da MSB.
I2S a conectividade a seguir
Além das entradas padrão USB, Coaxiais e Ópticas, este DAC possui uma das melhores interfaces I2S actualmente em produção.
Uma das vantagens em possuir um DAC com entrada I2S é a possibilidade do sinal ser transportado respeitando as fases absolutas mas acima de tudo o clock de uma forma trancada sem que seja necessário o uso de filtros ou FPGA`s mais complexos á semelhança das de algumas soluções USB.
Um dos motivos que tem afastado os utilizadores na adopção do I2S é não padronização entre os fabricantes no que concerne ao Pin out das fichas HDMI, aqui a Laiv oferece no menu de seleção várias configurações fazendo desta peça algo universal, quer use um Streamer ou Streamer/Server de uma outra marca com saída I2S, nos testamos com o nosso Rockna Wavelight Streamer e ficamos siderados com a qualidade sonora.
Assíncrono ou Sincrono
Muitas dos utilizadores do digital não fazem ideia da diferença que se obtém quando dedicamos algum tempo a raciocinar sobre o percurso do nosso sinal pela cadeia de equipamentos que escolhemos.
Com efeito na Audio-Arte testamos ao longo dos anos centenas de DAC`s , quase todos oferecem, alguns em exclusivo como entrada nativa o USB. Acontece que o USB apesar de ser usado por muitos fabricantes como um open source fácil de extrema compatibilidade para o transporte de blocos de dados de forma continua, esta mesma tecnologia, acarreta também alguns problemas que muitos fabricantes tentam resolver com filtros selecionáveis, mas mais problemático do que isso é o shift de fase e alteração dos tempos.
Já perdemos as contas da quantidade de DAC`s que alteram completamente os tempos mas mais grave ainda a própria imagem e colocação de palco de instrumentos e artistas, uma autêntica "fossada" que cada fabricante resolve
à sua maneira.
No mundo da alta definição importa não estar sempre a alterar o sinal de clock nos diversos percursos entre componentes, sempre. que o fazemos causamos um delay que não sendo perceptível em “sons” é efectivamente notório que os tempos não são respeitados, isso induz a falta de naturalidade e em última análise aquilo que se entende por uma reprodução analógica, relaxante e em última análise respeitadora daquilo que foi gravado.
O Laiv Harmony DAC resolve todas estas questões sendo que, caso possua, por exemplo um leitor de streaming com saída I2S, e caso esse leitor já possua um bom clock interior basta selecionar no Laiv para operar com o mesmo sinal de Clock da unidade emissora.
Caso o seu Leitor ou Transporte digital tenha um clock inferior ao Clock do Laiv selecione então para o Laiv atribuir o sinal de clock.
Mesmo que já tenha investido recentemente num Leitor/Transporte de qualidade superlativa, e se acaso o mesmo apenas ofereça saída USB, poderá adquirir um DDC que na prática passa o sinal de USB para I2S.
Em resumo, vejo muitas pessoas investirem em leitores de streaming ou transporte digital, alguns deles com grande empenho no desenvolvimento de saídas USB isoladas bem como o uso de Clock`s extremamente caros, por vezes sendo até o elemento mais caro da unidade. para depois ligarem a um DAC assíncrono, ou seja, a parte mais importante do sinal vai ser ignorada, nada disto acontece com o produto Laiv Harmony independentemente da interface que decida usar, claro que se for I2S é do melhor que poderá obter tal como o conjunto Rockna Wavelight Server e Rockna Wavelight DAC.
Clique AQUI para conhecer melhor o produto Harmony DAC, no fim dessa página poderá visualizar algumas reviews já publicadas das centenas disponíveis no YouTube em que alguns o comparam com produtos acima dos 20.000,00€
Brevemente outros produtos Laiv juntar-se-ão, tais como, leitores de streaming e transportes digitais e os tão esperados amplificadores de potência monoblocos com as últimas tecnologias na amplificação GaN
Caso queira ser um dos primeiros a receber o Harmony DAC deverá colocar a sua encomenda o quanto antes. As primeiras unidades já vêm a caminho sendo que iremos começar a expedir para a casa dos clientes a partir do dia 2 de Setembro.
Add comment